Notícias
Vale Verde e CBH-SM realizam eventos de Educação Ambiental
10 de outubro de 2016 - 22h30
O Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira (CBH-SM), realizou no mês de setembro diversas ações de educação ambiental e conscientização nas cidades que compõem seu colegiado: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.
 
No dia 22 de setembro, a Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental (CT-TEAM) realizou a segunda edição do Seminário de Turismo e Educação Ambiental, no auditório Profª Silvana Silva de Souza em Santo Antônio do Pinhal. O evento contou com palestras de vários profissionais de diversas áreas de atuação no setor público e privado, abordando temas como agroturismo, cultura e meio ambiente, além de cases de sucesso em empreendimentos turísticos rurais com sustentabilidade.
 
Para comemorar o dia da árvore, a Secretaria Executiva do CBH-SM juntamente com a Ong Vale Verde (através do seu projeto de Comunicação e Mobilização), iniciou uma série de eventos em escolas públicas dos três municípios, com a missão de conscientizar os alunos das primeiras séries do ensino fundamental, através de filmes e apresentações musicais, sobre a importância do meio ambiente.  No dia 26, foram visitadas duas escolas de Campos do Jordão: O Colégio SAA, que fez um belo trabalho com as crianças na preparação de atividades para a comemoração, tais como: oficina de desenho e apresentações dos alunos durante o evento. Também participou o Preventório Santa Clara, onde os alunos fizeram o plantio de mudas de árvores em uma área no entorno da escola, mudas essas que os próprios alunos se encarregarão de cuidar, acompanhando sua evolução. Na primeira semana de outubro, serão realizados eventos em Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.
 
O Secretário Executivo do CBH-SM, Nazareno Mostarda Neto, avalia como positiva a realização dos eventos, que contam com o apoio de vários segmentos da sociedade e planeja ampliar a atuação no próximo ano: "acompanho de perto a realização destes eventos que são primordiais para o Comitê, toda mudança passa primeiro pela Educação e esse é um compromisso assumido por todos nós que trabalhamos em prol das águas da Serra da Mantiqueira".
 
 
VOCÊ SABE O QUE É O CBH?
Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e existem no Brasil desde 1988. 
A composição diversificada e democrática dos Comitês contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão. 
Os membros que compõem o colegiado são escolhidos entre seus pares, sejam eles dos diversos setores usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos. Suas principais competências são: aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água, entre outros.

Ambiente Brasil
Tel.: (12) 3921.6199
Avenida Engenheiro Francisco José Longo, 149 - sala 57
CEP: 12.245-900 - São José dos Campos - SP
Patrocinadores em Projetos:
Parceiros:
Todos os direitos aos conteúdos deste website (www.valeverde.org.br) são reservados à ONG ValeVerde. O uso, reprodução e distribuição desses conteúdos por outras partes devem ser solicitados e aprovados previamente pela detentora dos direitos.

© Copyright 2017. Todos os direitos reservados - Vale Verde
Petrobrás Instituto Embraer de Educação e Pesquisa Ceivap Agevap Escola Monteiro Lobato USP Univap INPE Unitau CBH-PS Heineken Dutrafer Fibria